Ultra Maratona em marcha

Quatro atletas do Centro Cultural Desportivo Recreativo de Colmeal da Torre preparam-se para os 281km de uma das provas mais extremas do mundo.

Nos últimos oito meses, 22 atletas da secção de atletismo do Centro Cultural Desportivo Recreativo de Colmeal da Torre participaram em 39 provas, com vários prémios conquistados, entre os quais, o titulo de campeão distrital de Montanha obtido, no passado mês em Oleiros, pelo atleta Filipe Guerra.

Agora o clube prepara-se para abraçar um grande desafio desportivo com a participação na quinta edição da Ultra Maratona Beira Baixa Portugal, que irá decorrer no distrito de Castelo Branco entre os dias 25 e 28 de Julho. Uma das provas mais extremas do mundo, com o termómetro a passar facilmente dos 40º. A extensão total do percurso é de 281km, com prazo limite de 66 horas para conclusão.

O percurso é feito de forma contínua, ao longo de oito etapas com barreira horária. O clube participará na prova por equipas, quatro atletas (foto) percorrerão de forma faseada as etapas do percurso: Filipe Guerra (1ª e 5ª etapas), Pedro Santos (2ª e 6ª etapas), Hélio Costa (3ª e 7ª etapas), e Romeu Afonso (4ª e 8ª etapas).

A prova é feita em regime de semi auto-suficiência, ou seja, apesar de ser um percurso contínuo, com um tempo limite de conclusão, os participantes encontrarão ao longo do percurso vários Postos de Controlo, onde poderão descansar e reabastecer ou no caso das equipas, fazer a passagem de testemunho entre atletas. A equipa de Colmeal da Torre parte para este grande desafio com dois objectivos claros, “terminar a prova e ser os primeiros a cortar a meta, isto mesmo sabendo da forte concorrência presente, com alguns dos melhores do mundo”.

Sendo esta “uma prova com um custo de inscrição altíssimo e uma logística pesada” obrigou os atletas a juntar algumas empresas que patrocinam a equipa, “o próprio naming da equipa inclui o nome daqueles que mais investiram neste projecto”. A União Desportiva Cariense vai facultar uma carrinha para utilizar na logística que a prova obriga. Hugo Antunes será o motorista de serviço nesta aventura.

O percurso é feito de forma contínua, ao longo de oito etapas com barreira horária, com partida de Penamacor e passagens pela Serra de Malcata, Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Tejo internacional, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova e com final na cidade de Castelo Branco. A partida está marcada para o dia 25 de Julho (18h00) na vila de Penamacor com limite de horário até ao meio-dia do dia 28 Julho.

Na última edição João Oliveira (Chaves Running Team) foi o vencedor da prova concluída por 30 dos 51 atletas inscritos, metade dos quais estrangeiros. A Organização da Ultra Maratona Beira Baixa Portugal cabe à Horizontes Turismo Desportivo, com sede em Proença-a-Nova.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte