400 ginastas na Covilhã

Cerca de 400 ginastas de 11 clubes oriundos de vários pontos do país participam no próximo sábado, no quinto Encontro de Ginástica nas Beiras.

O evento é promovido pela Associação Estrela de Três Pontas realiza-se no pavilhão da Universidade da Beira Interior (entre as 19h e as 22h) e tem lotado em todas as edições. Um encontro que pretende "reforçar a componente de ginástica para todos, abrangendo as várias disciplinas da modalidade, com o objectivo de dar a conhecer diferentes abordagens e uma maior diversidade de equipamentos utilizados". Pedro Serra, presidente da Associação Estrela de Três Pontas antecipa "apresentações de grande nível, a presença de ginastas de grande qualidade". A colectividade da Covilhã, fundada em 2015, conta actualmente com 95 ginastas divididos por cinco classes.

Entre as comitivas presentes vão estar o repetente Benfica e o Sport Algés e Dafundo, vocacionado para a ginástica rítmica, que se desloca à Covilhã com 63 atletas para mostrar a apresentação preparada para a edição deste ano do Gymnaestrada, na Áustria, mostrada em dois blocos competitivos e um demonstrativo. Da Covilhã participam, além da Associação Estrela de Três Pontas, ginastas das escolas Pêro da Covilhã, Frei Heitor Pinto, e São Domingos. Estarão também presentes atletas de São João da Madeira, de Coimbra, do Boavista, no Porto, e a Albigym, de Castelo Branco.

A entrada no pavilhão, com capacidade para 600 pessoas, tem um custo simbólico. As três melhores apresentações recebem um prémio monetário de mil, 700 e 300 euros, respectivamente. Pedro Serra convida o público a assistir a um espectáculo “pouco habitual na região”.