Vinhos Premiados na Guarda.

Termina esta terça feira, na 12ª edição do Concurso de Vinhos da Beira Interior(CRVBI), a realizar-se, no Solar do Vinho, na cidade da Guarda, onde participam 83 vinhos de 30 produtores. O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior

Desde ontem, e com final marcado para esta terça feira, que 83 vinhos de 30 produtores participam na 12ª edição do Concurso de Vinhos da Beira Interior, a realizar-se, no Solar do Vinho, na cidade da Guarda.

O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, numa parceria com a Associação Empresarial da Região da Guarda e da Associação Empresarial da Beira Baixa.

O evento realiza-se nos moldes tradicionais de “prova cega” e o júri volta a ser presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho. O júri é composto por mais 14 especialistas, (sete mulheres e sete homens).

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior salienta que é a primeira vez que em Portugal se realiza a escolha no feminino, num concurso de vinhos deste tipo. De acordo com Rodolfo Queirós, com esta novidade pretende, a organização “evidenciar o papel que a mulher tem na sociedade em geral e no sector do vinho em particular.”

Rodolfo Queirós anunciou ainda que, “pela primeira vez, serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.”

Os prémios do 12.º concurso de Vinhos da Beira Interior serão entregues num jantar de gala, marcado para o dia 06 de Julho, no Castelo de Trancoso.

O responsável anunciou ainda que, “com vista à promoção dos vinhos da região, a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior está a preparar um concurso que envolverá restaurantes e avaliará a carta de vinhos e os melhores pratos.”

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, com perto de 16 mil hectares de vinhas, cerca de 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.