Cortes de energia ainda sem respostas

Os sucessivos cortes de energia, que estão a ocorrer quase diariamente na freguesia de Caria, levaram a Junta de Freguesia e a Assembleia Municipal de Belmonte a solicitarem, à EDP Distribuição, esclarecimentos sobre o assunto, mas ainda sem respostas.

No ofício, datado do dia 27 de Junho, a Junta de Freguesia de Caria refere que a qualidade da distribuição na Freguesia de Caria “não é das melhores”, no entanto nas últimas semanas, tem-se verificado “diversos cortes que ocorrem diariamente. São cortes que raramente ultrapassam os 30 segundos, mas que ocorrem três a quatro vezes por dia. Estes cortes têm provocado alguns prejuízos em equipamentos e no normal funcionamento de algumas empresas sediadas na Freguesia”.

A autarquia local solicita esclarecimentos sobre o assunto à EDP Distribuição e questiona “se está prevista alguma intervenção que resolva esta questão”, ficando assim a aguardar por uma resposta.

Os sucessivos cortes de energia que estão a ocorrer quase diariamente na freguesia de Caria foi também um tema abordado há 15 dias na sessão da Assembleia Municipal de Belmonte.

A questão foi levantada pelo deputado socialista Pedro Catalão, que considera que esta situação está a trazer vários prejuízos às populações “não sei se em Belmonte está a acontecer o mesmo mas em Caria os cortes de energia são uma constante. É verdade que são cortes curtos mas a situação repete-se várias vezes por dia e existe uma grande preocupação das pessoas. Nesse sentido gostaríamos de saber se já foram dados alguns passos para resolver o problema e também se a EDP já foi informada desta questão”.

Na resposta o presidente da Câmara de Belmonte rejeitou qualquer responsabilidade do município em relação a esta situação. António Dias Rocha refere que já foram pedidas explicações à EDP, tendo a empresa assegurado que o problema está em vias de ser resolvido “há coisas que eu não entendo. Foi-nos relatado que tem existido cortes de minutos mas, da maneira que o senhor deputado colocou a questão, até parece que não há luz em Caria durante dias inteiros. A câmara não tem culpa nenhuma disso. De qualquer forma já solicitámos à EDP que nos diga o que é que está a acontecer. A empresa disse-nos que o assunto já está resolvido mas nós vamos continuar acompanhar a situação”.

Atendendo aos factos apresentados, o presidente da Assembleia Municipal de Belmonte também dirigiu um ofício à EDP Distribuição onde solicitou o apuramento e resolução definitiva deste problema "fomos confrontados na última Assembleia Municipal de Belmonte no passado dia 28/06/2019 com uma questão apresentada por um dos deputados desta AM relativamente aos cortes constantes de energia sobretudo na Vila de Caria, concelho de Belmonte, Distrito de Castelo Branco.

Esta Assembleia também já recebeu por escrito pedidos de esclarecimento e intervenção junto da EDP Distribuição para apurar os motivos por parte de residentes na freguesia, mas sobretudo para que os mesmos possam ser resolvidos definitivamente.

Também nos foi comunicado pelo Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Caria que foi enviada uma carta a EDP-Distribuição ainda sem qualquer resposta a solicitar estes mesmos esclarecimentos. Do que apuramos junto da população, os cortes de energia continuam a ser diários, múltiplos e de curta duração.

Atendendo aos factos apresentados, dirijo-me a V Exas, no sentido de solicitar que com a brevidade possível possam apurar e resolver definitivamente este problema".

Os sucessivos cortes de energia que estão a ocorrer quase diariamente na freguesia de Caria foi um tema abordado recentemente na Assembleia Municipal de Belmonte e levaram também a Junta de Freguesia a solicitar à EDP Distribuição, esclarecimentos sobre o assunto.

No ofício, datado do dia 27 de Junho, a Junta de Freguesia de Caria afirma que estes cortes têm provocado alguns prejuízos em equipamentos e no normal funcionamento de algumas empresas sediadas na Freguesia.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte