Equipas nocturnas no distrito da Guarda

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda foi reforçado e inclui, pela primeira vez, seis equipas exclusivamente nocturnas de bombeiros voluntários que vão operar entre as 20h00 e as 08h00.

Segundo o Comandante Operacional Distrital (CODIS), António Fonseca, o dispositivo deste ano no distrito da Guarda conta com 642 operacionais (em 2018 eram 598) e 161 veículos operacionais (eram 140). A ampliação do dispositivo deve-se à criação de uma brigada de sapadores florestais (constituída por 15 elementos) pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e de nove Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em corpos de bombeiros.

No distrito da Guarda existem actualmente 37 equipas de sapadores florestais e 19 Equipas de Intervenção Permanente. Ao nível dos meios aéreos disponíveis, o DECIR 2019 inclui três helicópteros estacionados nos Centros de Meios Aéreos de Seia, Guarda e Mêda. Em Seia ficam ainda instalados dois meios aéreos pesados, mas fazem parte do dispositivo nacional e operam em todo o território.

António Fonseca referiu ainda que, pela primeira vez, o dispositivo da Guarda será auxiliado por câmaras de vídeo, instaladas pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que vão permitir visualizar os incêndios e ajudar no apoio à decisão operacional.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte