Freguesia de Maçaínhas prioritária nas intervenções de limpeza e de autoprotecção

No concelho de Belmonte, a freguesia de Maçaínhas é a única que consta do mapa das freguesias como primeira prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O mesmo será dizer que a freguesia de Maçaínhas estará sujeita a uma maior fiscalização, da limpeza de terrenos e cumprimento dos prazos, por parte das autoridades. No distrito de Castelo de Branco são 61 freguesias (39 de 1ª prioridade e 22 de 2ª prioridade) que constam do mapa divulgado ontem pelo Governo.

Trata-se de um despacho conjunto do Secretário de Estado da Protecção Civil e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e que define igualmente os prazos para a realização das acções de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

O Despacho determina que a fiscalização da limpeza de terrenos confinantes a edificações (numa faixa 50 metros); aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros) se efectuem entre os dias 01 de Abril e 31 de Maio. O Despacho determina igualmente que a fiscalização da limpeza das faixas de protecção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia eléctrica seja efectuada entre os dias 01 e 30 de Junho.

Este ano, a lista de freguesias em risco de incêndio é maior do que no ano passado, são 1142 freguesias de todo o país que consta do mapa das freguesias de 1ª e 2ª prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios que indica quais as que são prioritárias nas intervenções de limpeza e de autoprotecção.

 

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte