"Um Dia ao Minério" em Maçaínhas

No seguimento da criação da Rota dos "Caminhos Antigos ", a Junta de Freguesia de Maçainhas tem agora ao dispor da comunidade escolar a actividade pedagógica "Um dia ao Minério".

"A actividade consiste na visita ao percurso mineiro e a lavagem do minério, onde os alunos poderão experimentar as fases da mesma, para além de outras actividades", bastando para isso contactar a Junta de Freguesia "com a possibilidade de incluir uma prova de produtos locais", como salienta a autarca local Carla Pais. Para além das escolas, esta actividade está igualmente aberta ao público em geral, numa parceria com a Consultoria Cultural “Black Raven”, com sede em Belmonte.

A freguesia de Maçainhas possui um património rico e variado. No passado mês de Julho a autarquia local apresentou esta nova oferta turística no concelho de Belmonte. A “Rota das Minas e Minérios” é uma das mais emblemáticas da freguesia e dá a conhecer “o percurso mineiro da freguesia, rico em urânio, estanho e volfrâmio que durante a Segunda Guerra Mundial impulsionou economicamente as gentes locais”.