Marchas Populares da Covilhã

O primeiro desfile das Marchas Populares da Covilhã está marcado para amanhã pelo centro da cidade, entre o Campo das Festas e a Praça do Município.

Vitória de Santo António, Grupo Desportivo da Mata, Rancho Folclórico da Boidobra, Águias do Canhoso, Académico dos Penedos Altos, Oriental de São Martinho e Grupo Instrução e Recreio do Rodrigo são as sete colectividades envolvidas na edição deste ano. Um número que o vereador com o pelouro do associativismo na Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, espera que possa crescer nos próximos anos. Depois de uma década de interrupção, a tradição das marchas populares da Covilhã foi recuperada há quatro anos, mantendo-se numa vertente não competitiva. Uma opção justificada pelo presidente da Câmara, Vítor Pereira.

A Câmara da Covilhã apoia financeiramente, com 22 mil euros as colectividades participantes, e a União de Freguesias de Covilhã e Canhoso vai também comparticipar a participação de seis das sete colectividades com um montante financeiro de 500 euros. A única marcha participante que não integra a área da União de Freguesias da Covilhã e do Canhoso é a do Rancho Folclórico da Boidobra, mas a Junta de Freguesia local vai apoiar a participação nesta edição das marchas.

O programa das Marchas Populares da Covilhã apresenta dois desfiles, o primeiro amanhã (21h00) pelo centro da cidade, entre o Campo das Festas e a Praça do Município. O segundo desfile no dia 22 deste mês (21h00), no Complexo Desportivo da Covilhã.

Pela ordem do desfile, “O Coração do Bairro” é o tema que vai ser apresentado pelo Vitória de Santo António, o Grupo Desportivo da Mata vai marchar sob o mote “das marchas ao bailarico com sardinha”, o “baile de São João” é o tema escolhido pelo Rancho da Boidobra e a marcha do ÁguIas do Canhoso tem como título “a árvore da vida”. Já o Académico dos Penedos Altos promete apresentar um tema excêntrico, o Oriental de São Martinho tem como mote “Aguarela de Liberdade” e a última marcha a desfilar o GIR do Rodrigo vai apresentar como tema a “Feira de São Tiago”.